Dermatologia

A Dermatologia

O que é Dermatologia, O que faz um Dermatologista

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ele recobre todo o nosso organismo e tem a importante missão de preservar e proteger os órgãos internos, além de ajudar na regulação da nossa temperatura corporal, entre outras funções.

E nada mais justo do que este órgão receber toda a atenção que merece devida a sua elevada importância. E é esse o foco de estudo da dermatologia, a especialidade médica que se ocupa em conhecer, diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas à pele, e também a seus anexos, como pelos, cabelos, unhas e mucosas.

Conheça mais sobre esta especialidade médica tão importante e entenda a atuação do dermatologista e o que ele pode fazer pela sua saúde.

O que é a Dermatologia

Nos séculos XV e XVI, a pele começou a ser vista não só como cobertura para o corpo e recipiente para os órgãos, mas como um órgão também e os médicos e cientistas começaram a se interessar pelos problemas cutâneos, observando o que acontecia na pele e como isso afetava a saúde das pessoas.

Com isso, os estudos da pele, cabelos e unhas foram se aprimorando, tornando a dermatologia uma área médica bastante especializada e diversificada. Ela atua em todos os processos fisiológicos e patológicos que envolvem a pele e seus anexos.

A dermatologia cuida da saúde da pele, estudando e conhecendo sua anatomia e suas particularidades, trabalhando para diagnosticar e prevenir doenças.

Mas não podemos esquecer esta especialidade, além de cuidar da pele, trata também de cabelos, unhas, pêlos e mucosas, que fazem parte deste sistema tão importante e complexo. No caso das mucosas, estão incluídas a boca, lábios, gengivas, língua e área dos genitais.

O dermatologista em São Paulo trata de doenças como infecções, reações inflamatórias, doenças autoimunes, alergias, vitiligo, tumores e até doenças sexualmente transmissíveis que podem afetar a pele. Existe mais de 3.000 doenças que podem afetar a pele das pessoas, independentemente da idade e do sexo.

O médico dermatologista além de atuar no diagnóstico e tratamento de doenças, também trabalha de maneira preventiva, orientando sobre cuidados gerais, solucionando problemas estéticos e trabalhando na manutenção da beleza da pele.

A área estética é uma área muito ampla para o dermatologista em sp, e tem uma grande procura por muitas pessoas, mas é apenas uma das áreas de atuação possíveis para estes profissionais. Veja algumas das divisões desta especialidade:

  • Dermatologia clínica: abrange todas as doenças da própria da pele, mucosas, unhas e cabelos, como também doenças sistêmicas, crônicas ou agudas que afetem estes. Inclui desde pequenas infecções até doenças severas.

  • Dermatologia cirúrgica: atua em lesões cutâneas que requerem tratamento cirúrgico de qualquer porte, desde a remoção de tumores até ao tratamento de queimaduras.

Faça o agendamento.
É fácil, rápido e seguro.

(61) 3054-0424

(61) 99850-7080

 

Rua 21 quadra 62 lote 20


CEP.: 72.870-231

 

Valparaíso de Goiás

Segunda à Sexta: 8h às 18h

Sábado de 8h às 12h

Super_Saúde_logo_color.png

© 2020 Todos os Direitos Reservados Super Saúde • Clínica Médica • Odontologia • Exames.  Desenvolvido por